A 8 de Dezembro fomos convidados para um menú especial de Natal com o André Ferreira e com a Ana Rita Machado. Tivémos o prazer de sermos presenteados não só com a possíbilidade de participar na criação de alguns doces típicos natalícios como de degustar todo um menú dedicado ao Seasons in the Air.
Desta forma, e entre o queijo chèvre, a manga que acompanhou o caril de perú, o misterioso mangar dos deuses e terminando num fenomenal bolo de maçã que foi realmente de bradar aos deuses, sentimos que ser-nos-ia impossível ter passado um "pré-natal" melhor do que este.
Chèvre com mel e nozes
Ingredientes:
1 queijo chèvre;
Mel;
Miolo de noz;
Pão ralado;
1 ovo.
Confecção:
Corta-se o queijo chèvre em fatias não muito finas e passa-se no ovo e no pão ralado.
Aquece-se bem o óleo e coloca-se uma fatia de cada vez, virando-a com cuidado, tomando atenção para não queimar, até que o pão ralado esteja dourado.
Colocam-se num prato com papel absorvente para absorver a gordura.
Para servir, colocar num prato uma rodela deste queijo panado, colocar por cima uma colher de sopa de mel e no topo o miolo de uma noz. Servir com uma salada de alface e tomate.
Caril de peru
Ingredientes:
500g de peru cortado aos pedaços;
1 cebola;
3 dentes de alho;
Azeite q.b.;
2 cenouras raladas;
1 tomate grande;
1 tomate grande;
1 lata de leite de côco;
1 caldo de carne;
Caril indiano q.b.;
Açafrão das indias, pimenta preta, sal q.b..
Confecção:
Refogar a cebola picada e os alhos no azeite, e quando estiver a ficar com cor, acrescentar a cenoura ralada, deixando cozinhar um bocadinho.
Colocar o tomate partido aos cubos, o caldo de carne e um copo de água. Deixar refogar por uns 5 minutos.
De seguida colocar os pedaços de carne, temperar com 2 colheres de sopa cheias de caril, com uma colher de sopa de açafrão das indias, e pimenta e sal a gosto.
Quando a carne já tiver cor, colocar o leite de côco, deixar cozer e ir rectificando os temperos.
Quando estiver a carne bem cozinhada, servir com um arroz basmati.
Manjar Divino
Ingredientes
1/2 kg de açúcar;
50g codeas de pão;
50g amêndoas;
10 gemas;
2,5dl água;
Canela q.b..
Confecção:
Coloca-se as codeas do pão de molho, pelam-se as amêndoas e ralam-se as mesmas.
Numa caçarola, colocar o açúcar com os 2,5dl de água, em lume brando, até fazer ponto pérola (Se o fio que corre da colher for espesso e ficar uma gota suspensa na extremidade, a calda está em ponto de pérola).
Retira-se as codeas do pão da água, e escorre-se bem, para que fiquem o mais secas possivel e batem-se as gemas com um pouco de canela.
Junta-se todos os ingredientes ao açúcar e volta ao lume, desta vez até atingir o ponto de estrada (Passar uma colher de madeira no fundo do recipiente, onde se encontra a calda, se formar como que uma estrada que deixe ver o fundo, a calda está em ponto de estrada).
Retira-se do lume, e servir morno!
Bolo de maçã
Ingredientes:
óleo;
3 chavenas de farinha de trigo;
1 c. sopa de canela;
1 c. chá fermento;
1c chá de sal;
3 chávenas de açúcar;
3 ovos;
6 maças descascadas, sem sementes e cortadas aos cubinhos;
1 chávenas de miolo de noz (opcional);
1 c. chá de essencia de baunilha.
Confecção:
Pre-aquecer o forno a 180º.
Untar com manteiga e polvilhar com farinha de trigo uma forma redonda com buraco.
Peneirar a farinha, a canela, o fermento e o sal e misturar tudo bem e reserve.
Na tigela da batedeira coloque o óleo, os ovos e o açúcar. Bata em velocidade alta até ficar em amarelo claro. Coloque a batedeira em velocidade média e vá acrescentando a mistura da farinha pouco a pouco, batendo até ficar homogéneo.
Junte as maçãs picadas e as nozes misturando com uma espátula.
Junte a baunilha e mexa bem.
Transfira a massa para a forma preparada e leve ao forno apróximadamente 1hora.
Faça o teste do palito.
Retire do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme, virando depois o bolo ao contrário.
Ingredientes:
1kg batata doce;
Casca de 3 tangerinas;
1/2kg açúcar;
2,5dl água;
80g amêndoa ralada;
60g côco;
4 gemas ovos.
Confecção:
Coze-se 1kg de batata doce descascada. Depois escorre-se bem a água e passa-se pelo passe-vite, juntamente com as cascas de 3 tangerinas.
Leva-se ao lume 1/2kg de açúcar com 2,5dl de água para fazer um ponto baixo (calda fraca), junta-se a batata doce e deixa-se cozer um bocado.
Quando se retira do lume, acrescenta-se 80g de amêndoa ralada e 60g de côco. Coze mais um bocadinho no lume e volta-se a retirar do fogão.
Junta-se 3 gemas e mexe-se bem. Vai ao lume novamente até fazer ponto de estrada e depois deixa-se arrefecer.
Num tabuleiro colocar pequenas porções deste preparado (moldar com 2 colheres de sopa, como se fizesse bolinhos de bacalhau), e depois pincelar com gema de ovo e levar ao forno (160º) até ficarem dourados.
Como já se aperceberam, gostamos imenso de coisas únicas e este dia não pôde deixar de o ser. Deixamos abaixo este delicioso menú, totalmente descrito com receitas e formas de confecção para que todos possam viver estes momentos de comer e chorar por mais!
Não tenham receio de comentar e sugerir, pois feedback, positivo ou negativo, é a única forma que temos para melhorar e para assegurar-mo-nos de que apresentamos algo do gosto de todos vós! ;]
Quanto a este pequeno tesouro, fica então a vontade de saber mais e de também provar mais. Mas, para tal, será necessário retirar esta receita, dita secreta, do André Ferreira. Será que alguém o consegue fazer? =]
Sem comentários:
Enviar um comentário