Rissois de carne
Para o recheio:
500/600 gr. carne picada juntamente com 1/2 chouriço de vinho
1 dente de alho
polpa de tomate,
pimenta preta
colorau,
sal
azeite
1 cebola
Molho inglês
1 knorr de carne
vinho branco
2 folhas de loureiro
1 molhinho de salsa picada
Para a massa:
2 tigelas (sopa) de farinha trigo sem fermento
2 tigelas (sopa) de água
Sal
1 casca de limão
2 colheres (sopa) bem cheias de margarina
Para panar os rissóis:
Pão ralado
2/3 ovos batidos
Óleo para fritar
Preparação:
O recheio: num tacho pique 1 cebola, 1 dente de alho e coloque azeite, quando começar a alourar coloque a carne picada e deixe fritar um pouco. Junte um copo de vinho branco, 2 folhas de loureiro, 1 knorr de carne, mexa e deixe estufar lentamente.
De seguida junte um pouco de polpa de tomate, tempere com pimenta, um pouco de colorau, e deixe estufar, e se necessário, acrescente um pouco de água.
Salpique com um pouco de molho ingles e rectifique o tempero com sal.
Deixe apurar até que o molho seque, misture a salsa picada e retire. Se ainda tiver um pouco de molho coloque a carne num recipiente com furinhos para que escorra o excesso.Deixe arrefecer.
A massa: Num tacho de preferência anti-aderente coloque a água, a margarina, a casca de limão e tempere com sal, deixe ferver, e retire a casca de limão.
Assim que ferva coloque a farinha, e ainda no lume, com a batedeira com os ganchos em espiral, mexa até estar tudo misturado. Retire a batedeira, e agora sim, com uma colher de pau, mexa mais um pouco até que se forme uma bola que descole do fundo do tacho.
Apague o lume e transfira a massa para a bancada previamente polvilhada com farinha, amasse um pouco com cuidado para não se queimar, e deixe arrefecer cerca de 15 minutos para a seguir fazer os rissóis.
Assim que estiver morna a massa comece a fazer os rissóis.
Sempre com a bancada polvilhada com farinha, comece por estendê-la com o rolo da massa e coloque um montinho de recheio, dobre e corte com a ajuda de um cortador ou um copo e certifique-se que as pontas estão unidas. Molhe os dedos com agua para a massar ficar bem fechada.
Coloque os rissóis num tabuleiro polvilhado com farinha. Repita o processo até acabarem os ingredientes. Certifique-se sempre que a bancada está polvilhada com farinha, para que a massa não se agarre.
Passe os rissóis por ovo batido e por pão ralado. Frite-os de ambos os lados em óleo quente. Depois de fritos, coloque-os num prato com papel absorvente para tirar o excesso de gordura. E estão prontos a servir.
Se não consumir os rissóis todos de uma só vez, depois de os panar, pode congelá-los, com atenção especial para não ficarem colados uns aos outros
Sem comentários:
Enviar um comentário