quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Evento Seasons in the Air - Visita a uma Casa de Chá!


 No passado dia 10 de Dezembro, o Seasons in the Air, organizou um evento aberto a todos os interessados durante o qual realizámos uma visita a uma muito típica casa de chá localizada em Lisboa. Dizemos única pois no primeiro momento em que entramos nesta casa, a sensação que se tem, é de se ter entrado num espaço que poderia muito bem encontrar-se num país de cultura oriental.


 Na Ó-Chá Tea Room fomos muito bem recebidas pela Manuela, que prontamente se disponibilizou a levar-nos numa viagem pelo mundo do chá, dando-nos toda a história por trás dos mesmos.

 O ambiente oriental com influências macaenses transporta-nos para um mundo à parte, tempos estes de grandes senhores imperiais e tradições. Tempo este, como reza a lenda, onde, um momento tão comum na vida de um Imperador Chinês como o de pedir água fervida, se tornou único com o cair de uma folha de uma planta sobre a mesma.

 Apresentamos abaixo três chás por nòs escolhidos, dos quais uma infusão, um (chá amarelo) e um roiboos. Tivemos, também, a oportunidade de provar um vinho quente com especiarias (receita caseira e passada de geração em geração pela família da Manuela), bebida verdadeiramente apropriada à época natalícia.


 Chá amarelo

 Um chá da família do chá verde que poderá levar qualquer um, que ainda não saiba da sua existência, a pensar que se está a beber verde (mais conhecido). Com um aroma bastante próximo do seu primo afastado mas mais suave e levemente adocicado, este chá agrada, não só a qualquer fã do clássico verde, como a todos os que procuram primar pela originalidade.


 Roiboos com limão e especiarias

 Altamente cítrico, este chá de cor avermelhada, é leve no paladar e deixa, no final, um toque a especiarias. Esta escolha foi de tal forma apreciada por todos tivemos o prazer de nos ser oferecido por uma das participantes do nosso evento, Mathilde Candeias, um pequeno saco do mesmo.


 Tisana Sphynx

 Esta tisana é uma verdadeira explosão de sabores. O sabor frutado é predominante - o hibiscus, os coríntos, a maçã, a laranja, o limão, o figo, a tâmara - entram de imediato em contacto com o paladar, deixando para trás um toque de especiarias, tanto a baunilha do Ceilão, como a folhas de sabugueiro.





 Fica agora, abaixo, um pequeno texto fornecido pela Manuela e referente à forma correcta de como servir um chá em sua casa. Aproveitamos ainda para deixar a informação, para todos os interessados, de que o Ó-Chá Tea Room faz workshops para todos os amantes do chá. Dêem uma vista de olhos no site deles e disfrutem de uma tarde bem passada num ambiente acolhedor e envolto pelo mundo mágico do chá! E para a repostagem fotográfica completa desta visita, veja a nossa página de Facebook.



Hoje, como então, recebe-se a família ou os amigos para o chá. De forma a prevenir os desejos de cada um, o leite, o açúcar e o limão nunca são esquecidos. O chá é preparado segundo cinco regras de ouro, tipicamente britânicas, e adaptadas aos diferentes tipos de chá bebidos em Inglaterra:
- Escaldar o bule para permitir que as folhas de chá libertem todo o seu perfume;
- Deitar no bule uma colher de chá por chávena e uma para o bule;
- Deitar a água quente, nunca fervida, sobre as folhas;
- Deixar em infusão entre 3 a 5 minutos;
- Mexer e servir.
Manuela Paiva


http://criactivo.wix.com/ocha5


4 comentários:

  1. Já tinha tido o prazer de ter visitado esta casa de Chá, que tanto me encantou. Depois fui indicando aos amigos e família. Adorei fazer parte do convite da Seasons in the Air, pq como sou apreciadora desta maravilhosa bebida , aproveitei para experimentar novos sabores. E cheguei a uma conclusão : Ainda tenho muito que aprender s/ CHÁS e TISANAS.
    Obgda pelo v/ convite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O prazer foi todo nosso! Também aprendemos imenso sobre chás e tisanas! :]

      Eliminar
  2. Obrigada pela dica de como servir chá. Tenho k visitar esta casa de chá quando for a Lisboa!

    Elisabete Vasconcelos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fores a Lisboa avisa. Teremos todo o gosto em te acompanhar nessa visita ao Ó-Chá Tea Room!

      Eliminar