quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Especiarias...



Como Colette diz, se não sois capaz de um pouco de feitiçaria, não vale a pena meter-vos a cozinheiro!

Os ingredientes para enfeitiçar os seus pratos, dando-lhes um sabor único e especial, são as especiarias. Existem em um número variado, e usam-se dependendo do efeito que se deseja.

Para um efeito picante, temos a malagueta, a pimenta-caiena, a pimenta e a mostarda. O cravinho e o gengibre dão um sabor quente, enquanto que o cardamomo, os cominhos, os coentros, a salsa, o tomilho e o manjericão têm um efeito aromático.

Para um sabor adocicado pode usar canela, noz-moscada, paprika, anis e alcaravia. O caril que é uma mistura de especiarias (açafrão, cardamomo, coentros, gengibre, cominhos, noz-moscada, cominhos, pimenta, canela...) dá um sabor exótico.

As especiarias devem ser guardadas em frascos herméticos e moídas apenas na altura da sua utilização. Para tal, use um moinho de café ou um almofariz.

As ervas aromáticas apresentam-se no seu melhor quando estão frescas. Pode plantá-las em pequenos vasos ou guardá-las dentro de pequenos sacos de plástico, no frigorífico.

É muito importante conhecer algumas ervas e especiarias, e saber com que alimentos cada uma combina melhor, ressaltando o sabor do alimento e incrementando o seu paladar.


Louro
Ao contrário de muitas outras especiarias, mantém um aroma intenso, mesmo quando submetido a um cozinhado prolongado. O seu sabor é libertado lentamente, quando sujeito a calor, sendo indicado para sopas, caldos, guisados, molhos e marinadas. Dado o sabor intenso, o loiro deve ser utilizado em moderação, sendo 2 ou 3 folhas o suficiente para temperar um guisado para 4 a 6 pessoas.

As folhas frescas do loiro devem ser conservadas em recipientes fechados ou num saco plástico no frigorifico. Já o loiro seco deve ser guardado em frascos fechados e escuros num local protegido da humidade e da luz.

É antioxidante, digestivo e auxiliar no tratamento da gripe.



Manjericão
Combina muito bem com o tomate, a beringela, a massa, o frango e a vitela. Com o calor diminui o seu aroma, devendo ser adicionado no final da receita.

É digestivo, sedativo, baixa a febre, é auxiliar no tratamento de infeções bacterianas e parasitas intestinais.


Cebolinho
Faz parte das ervas finas como a salsa e o estragão. Cortada em pequenas rodelas a cebolinha realça as saladas, os ovos e as omeletes, o queijo branco e os molhos. A cebolinha ajuda também na decoração de pratos.

É antioxidante e digestiva e usa-se em pratos salgados.


Coentro
Possui um perfume incomparável, refrescante e de sabor marcante. Combina muito bem com peixe, frutos do mar, frango e legumes.

É Antioxidante, digestivo, auxiliar no tratamento da ansiedade, moderador de apetite, sendo usado em peixes, frutos do mar, molhos, sopas, carnes, aves e pães.


Tomilho
O seu perfume lembra a "Provence", região da França onde é muito encontrado. Combina muito bem com sopas, molhos de tomate, legumes em geral, carnes.

Digestivo, desinfetante, anti-séptico; é expectorante, limpa as vias respiratórias e o intestino.


Menta
A menta é muito usada na Europa para temperar o cordeiro e as batatas. Em outras regiões é usada em saladas, em chás ou simplesmente misturado com queijo de cabra e pepino, como utilizam na Grécia.


Oregãos
Indispensável na preparação de pizzas, o orégão é o companheiro perfeito do tomate, do pimentão, da berinjela e das massas. Também combina muito bem com carnes brancas, como a vitela e o peito de frango.
É digestivo, antioxidante, antibacteriano, antibiótico, analgésico, sedativo; auxiliando no tratamento de gripes, resfriados e cólicas menstruais.

Usado em molhos italianos, de tomate, ensopados, massas, sopas e espetadas (de carneiro e porco).


Salsa
Além de ser decorativa acrescenta cor e sabor às omeletes, saladas, molhos, purês de batatas, patês e sopas.

São encontradas duas variedades da salsa. A salsa crespa, mais decorativa e em forma de buquê, e, a mais comum, a lisa, que é mais aromática e suporta melhor o cozimento.

Favorece o equilíbrio hormonal; alivia os sintomas da bronquite, asma, cólicas menstruais e cistite. Também é auxiliar no tratamento de cálculos renais e cólicas.

Usada em molhos, patês, saladas, legumes, peixes, omeletes, sopas e guisados.


Alecrim
Sendo uma das ervas mais perfumadas, o seu aroma associa-se muito bem com cordeiro, porco, frango, vitela e fígado, principalmente nos assados. Quando usado fresco, pode servir de decoração.


Cardamomo
Perfumado e de sabor refrescante, é antioxidante, estimulante e digestivo.

Pode ser usado no preparo de pães, pratos com frutas, batatas e batata-doce, pratos indianos, tortas e bolos escandinavos, carne de carneiro e porco, fígado, peixes e sopas, arroz, bolachas, licores, café, conservas de arenque e saladas de frutas.


Alho
Para mais sabor, coloque os dentes de alho descascados dentro de um frasco. Cubra-os com azeite ou óleo e utilize-os frescos. O azeite ou o óleo podem ser utilizados em temperos e saladas.

Antioxidante e digestivo; melhora a circulação sanguínea e purifica o sangue. É usado em carnes, aves, molhos em geral e refogados.


Caril
É feito com até 65 tipos de especiarias diferentes.

Estimulante e digestivo. Usado na culinária indiana e no arroz.


Gengibre
Antioxidante; ajuda a tratar enjôos, combater infecções, prevenir doenças cardiovasculares; é auxiliar no emagrecimento. Usado cru como acompanhamento, picles, molhos, doces, bolos, pães, saladas e carnes de porco.


Hortelã
Estimulante, digestiva. Usado em chás, sumos, saladas, molhos para carnes e massas, e em pratos de cozinha do médio oriente.


Noz-moscada
Afrodisíaca, é usada para problemas hepáticos.

Usada em doces, molhos e massas. Deve ser ralada somente na hora e usada em pequenas quantidades para dar seu aroma.











Um agradecimento especial a Mathilde Candeias pelo fornecimento, sempre benvindo, de especiarias tão únicas nos seus frasquinhos por ela mesma personalizados. Um toque de excelência que estimamos com grande carinho.

2 comentários:

  1. Gostei da descrição e aprendi muito sobre ervas que gosto, mas de que desconhecia qualidades e benefícios!

    ResponderEliminar
  2. Interessante, esclarecedor e utilitário. Obrigado Conceição Machado

    ResponderEliminar